segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Reflexão do Dia dos Pais

Voltei!!

Eu sei que o Dia dos Pais foi ontem mas olha a linda reflexão que encontrei no blog do Bispo Renato Cardoso.

Garanto que vale a pena a leitura.


Sou pai e sou filho. Vou deixar falar um de cada vez.
O pai em mim pergunta: o que um pai quer de seus filhos?
Antes de responder a pergunta, devo esclarecer o que entendo pela palavra “pai”. Não considero pai apenas o ser humano do sexo masculino que engravidou uma mulher em algum ponto de sua vida, fez um filho nela, e depois foi viver sua própria vida. Como chamar este ser? Procriador? Irresponsável? Instrumento do mal para bagunçar a sociedade? É melhor eu parar por aqui.
Pai é quem lhe faz gente, quem lhe assume desde o momento que a mulher deu a notícia: “Estou grávida.” Alguns pais, a bem da verdade, nunca ouviram isso. Chegaram mais tarde na vida do filho. Se tornaram pais adotivos. Por decisão própria, assumiram o papel que aquele ser do parágrafo anterior tinha de ter cumprido. E muitas vezes eles são os melhores pais que existem por aí.
Mas vamos então à resposta. O que um pai quer de seus filhos?
Dentre muitas coisas, me limito a apenas uma: ser ouvido. Normalmente, pais não são muito de falar. O homem tende a ser mais quieto por natureza. Por isso, quando fala, um verdadeiro pai quer ser ouvido pelo seu filho porque aí é que está o respeito, o valor de ser pai. Não quer dizer que sempre estamos certos, mas na maioria das vezes sim. Afinal, estes cabelos brancos e estas rugas não são por acaso.
É também o que Deus quer de seus filhos:
Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Salmo 81:13,14
Portanto, você adolescente ou jovem adulto, que ainda está começando na vida, faça bom uso da experiência que está disponível para você na pessoa do seu pai. Quem nunca teve um, daria tudo para estar no seu lugar. É claro que às vezes você terá de tomar suas próprias decisões (os melhores pais lhe ensinarão isso) e até discordar dos conselhos de seu pai. Faz parte de crescer. Mas é como alguém disse:
O homem inteligente aprende com seus erros. O homem sábio, acha um homem inteligente e aprende com os erros dele.
Agora é vez do filho em mim falar. O que um filho quer de seu pai?
Nos dias de hoje, diria que o que mais precisamos é que seja um bom exemplo. Mostre-nos (não apenas fale) como vencer as lutas da vida. Não queremos perfeição (seremos os primeiros a apontar seus erros). Mas queremos caráter, ver que você não é como qualquer homem por aí. Queremos que nossa esperança e crença no ser humano sejam renovadas toda vez que olharmos para o seu exemplo. E queremos, acima de tudo, que você ame e respeite nossa mãe.
Assim, ouvi-lo, que é o que você mais quer de nós, será muito mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário